Com sacolas amarradas aos pés, ‘nadador’ recolhe lixo em ilha do ES

‘Motivação é deixar o lugar que a gente usa mais limpo’, diz o jovem.
Material é fatal para animais marinhos, como peixes e tartarugas.

Sujeira é econtrada nas praias da Grande Vitória. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)

Sujeira é econtrada nas praias da Grande Vitória. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)

Leandro Tedesco
Do G1 ES

Pedaços de pano, restos de sapato, sacolas, copos, garrafas e embalagens de plástico ilustram a sujeira deixadas em praias e ilhas da Grande Vitória, no Espírito Santo, por quem frequenta o local. O lixo pode ser fatal para animais marinhos, como peixes e tartarugas. Mesmo na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, ainda é possível encontrar esse tipo de cenário. Mas ainda há exemplos de capixabas que se preocupam com a preservação ambiental.

O universitário Davi Nogueira é um deles. Ele nada até a ilha Pituã, em Itapuã, na cidade de Vila Velha, e, com várias sacolas, recolhe o lixo deixado na ilha e os leva até um local apropriado. Davi contou que prende as sacolas cheias com um barbante e as amarra nos dedos para poder voltar nadando. “A motivação principal é deixar o lugar que a gente usa e está sempre visitando com uma cara mais limpa, mais agradável”, disse.

Praias sujas
O funcionário público Maurício Bourguinon também contou que não gosta de deixar o lixo para trás. “Praia suja mostra que é um povo que não tem educação, então é importante que todos tenham essa consciência de manter a praia limpa. É simples é fácil, saiu de casa já trás a sacolinha”, afirmou.

Para o analista de sistema, José Roberto, as lixeiras presentes nas orlas das praias não são suficientes, às vezes elas estão destruídas ou cheias de mais. “Isso é horrível porque tem muitas crianças por aqui e faltam lixeiras. Têm poucas aqui”, contou.

O lixo encontrado na praia também pode ser visto nas ilhas que fazem parte do litoral capixaba. A chuva, o vento e as próprias pessoas que visitam o local acabam levando o lixo debaixo d’água. De acordo com o oceanógrafo Paulo Rodrigues, as sacolas são fatais para as tartarugas. “Geralmente a tartaruga tenta se alimentar de algas e confunde o lixo com a alga. A tartaruga verde é a mais afetada. De 500 tartarugas que a gente fez a necropsia no ano de 2012, 165 tiveram lixo dentro delas”, apontou.

Clique aqui para assistir ao vídeo

06/06/2013
G1 ES

Uma ideia sobre “Com sacolas amarradas aos pés, ‘nadador’ recolhe lixo em ilha do ES

  1. Parabéns ao rapaz pela iniciativa, muito bom! Também faço algo semelhante na Praia da Costa, catando o lixo sub aquático e os deixados nas areias. Muito triste fico, quando me deparo com o tipo de lixo. Quando recolhemos fraldas e danoninhos jogados nas areias, temos a certeza que a má educação de alguns pais passará para seus filhos…lamentável. Usufruímos tanto do mar e o mínimo que deveríamo fazer, é levarmos nosso lixo de volta…e não fazemos…educação nota zero pra maioria da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *