A realidade é que a vida sem sacolas de compras plásticas é totalmente factível e muito melhor para o meio ambiente. Mas requer algumas adaptações.

A Câmara Municipal de Los Angeles votou para proibir sacolas plásticas em supermercados, lojas de conveniências e grandes lojas de varejo que vendem alimentos. Acima: um funcionário embala compras em sacolas plásticas em Los Angeles. (Kevork Djansezian / Getty Images / 18 de junho de 2013)
Agora que a Câmara Municipal de Los Angeles aprovou tentativamente uma proibição sobre sacolas plásticas, eu gostaria de relatar que será fácil viver sem elas. Eu gostaria de dizer que, após uma proibição semelhante que entrou em vigor em minha cidade este ano, eu não tive problemas para levar minhas compras para o carro, para forrar minha lixeira e nenhum momento de aborrecimento.
Na verdade, entretanto, pode ser incômodo. Às vezes, você só quer um frágil pedaço de plástico com alças para levar o lixo para fora, ou para colocar algum item sujo, que não deveria ser colocado em uma mochila. A realidade é que a vida sem sacolas plásticas é totalmente factível e muito melhor para o meio ambiente, mas requer algumas adaptações.
Eu há muito tempo acredito na redução do uso de sacolas plásticas, as quais sempre me pareceram desajeitadas para mercadorias, de qualquer forma. Dois ou três itens geralmente cabem em uma sacola, ou apenas um, se é pesado – e a sacola precisa ser dobrada. As pessoas balançam 10 ou mais sacolas brancas vibrantes quando saem das lojas, cheias de mercadorias que caberiam em apenas uma das minhas sacolas forradas reutilizáveis, que podem ser facilmente carregadas no meu ombro.
Acontece que os males das sacolas não estão limitados ao fato de que elas criaram uma geração inteira de empacotadores de mercadorias que não têm ideia de que latas de feijão não podem ser colocadas em cima de pêssegos maduros. Elas também são a segunda maior fonte de lixo nas praias da Califórnia e grandes contribuintes para a poluição por plástico nos oceanos, ameaçando animais e contribuindo para a “Great Pacific Garbage Patch” (Grande Mancha de Lixo do Pacífico). Eu também me recordo de uma caminhada em um cânion repleto de vida selvagem, onde dezenas de sacolas estavam penduradas nas árvores, como se fossem parte de uma montagem artística.
Como você vai juntar a sujeira do seu cão? É fácil: apenas as sacolas nas saídas dos caixas estão proibidas, pois são elas que mais se destacam como lixo em cursos d’água e praias. Os sacos onde você põe suas verduras, ou os que embrulham o jornal que é entregue na sua casa, são tão úteis quanto as sacolas brancas para recolher a sujeira do cachorro. Em relação às lixeiras, você pode comprar sacos de lixo, mas nós fomos mais puristas, e voltamos ao antigo balde de lixo. Sim, ele precisa ser lavado de tempos em tempos. Assim como suas sacolas de compras reutilizáveis. E sim, é outra inconveniência, mas acho somos todos capazes de superá-la.
Finalmente, há os momentos, mais frequentes do que eu gostaria de admitir, quando você vai correr para o caixa e perceber que deixou suas sacolas reutilizáveis em casa. E isto é uma verdade: mesmo que você tenha acabado de gastar $30 em mercadorias, gastar mais $0,10 por uma sacola de papel, de certa forma, dói.
19 de Junho de 2013
Los Angeles Times
Traduzido por Mariana Coutinho Hennemann, Global Garbage Brasil
saiba mais
Mas vale a pena insistir na adaptação até que se torne um hábito responsável #dependedevoce