
Porto da Barra, Salvador, Bahia. © Bernardo Mussi de Almeida
European Commission
Bruxelas, 18 de outubro de 2013
Traduzido por Mariana Coutinho Hennemann, Global Garbage Brasil
Os mares e oceanos estão cada vez mais se tornando a lixeira do planeta. Os resíduos plásticos formam 80% das grandes manchas de lixo nos oceanos Atlântico e Pacífico, com consequências fatais para diversas espécies marinhas. A Comissão Europeia está solicitando opiniões sobre qual a melhor forma de tratar desse problema. A consulta pública está aberta até 18 de dezembro de 2013.
Aproximadamente 10 milhões de toneladas de lixo acabam nos oceanos e mares do mundo anualmente. O termo “lixo marinho” engloba uma gama de materiais que têm sido descartados deliberadamente, ou acidentalmente perdidos na costa ou no mar, e inclui materiais que são carreados para o mar a partir da terra, de rios, sistemas de drenagem e de esgotos, ou pelo vento. Ele frequentemente inclui materiais sólidos persistentes, manufaturados e processados, tais como plástico, vidro e metal.
A Comissão Europeia está explorando opções para definir uma meta de redução quantitativa em toda a Europa para o lixo marinho, como indicado no recém-acordado 7º Programa de Ação Ambiental (Environment Action Programme). A consulta sobre o lixo marinho está procurando por contribuições adicionais de cidadãos e interessados. Suas visões irão ajudar a identificar o nível apropriado de ambição para tal meta. O questionário contém uma série de ações que poderiam ser tomadas por consumidores, comerciantes, indústria de plásticos, indústria de pesca e transporte marítimo, ONGs, autoridades locais e nacionais, e legisladores da União Europeia para reduzir a presença e o impacto do lixo marinho. Essas opções incluem evitar o uso de embalagens e garrafas plásticas de uso único, conscientização, ações de limpeza, e determinação de metas de redução em níveis locais e nacionais. Dê a sua opinião em:
http://ec.europa.eu/environment/consultations/marine_litter_en.htm
Próximos Passos
A consulta está aberta até 18 de dezembro de 2013. Baseada no resultado da consulta em andamento e em conjunto com uma revisão dos objetivos da Diretiva-Quadro Resíduos (Waste Framework Directive), Diretiva Embalagens (Packaging Directive) e Diretiva Aterros (Landfill Directive), a Comissão pretende desenvolver uma meta inicial de redução para o lixo marinho. Tal meta poderia ser incluída em uma Comunicação mais ampla sobre resíduos, a ser adotada em 2014. A consulta pública também irá explorar o potencial para medidas adicionais, que poderiam contribuir para uma redução ainda maior no futuro.
Experiência
Na conferência Rio+20 sobre desenvolvimento sustentável, um compromisso global foi feito para tomar ações para “alcançar reduções significativas no lixo marinho para evitar danos ao ambiente costeiro e marinho” até 2025. No contexto da União Europeia, esse compromisso é ainda mais elaborado no 7º Programa de Ação Ambiental, que indica uma “meta de redução quantitativa para o lixo marinho com abrangência em toda a União” a ser estabelecida. A Comissão está trabalhando agora para transformar esse compromisso em ações tangíveis.
Para mais informações:
Link para a consulta:
http://ec.europa.eu/environment/consultations/marine_litter_en.htm
Veja também:
http://ec.europa.eu/environment/marine/good-environmental-status/descriptor-10/index_en.htm
E lá se vão 30 anos, heim Beth!? Acho que a produção de todo tipo de embalagem tem que ser revista, substituir o plástico por material biodegradável! Mas, antes disso, o impossível: frear o modelo de consumo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Copiou a tua sugestão no link aí em cima, Beth?????????
Q-tips must carry on the box a simbol warning that it should not be discharged in the toilets !!!! Condoms also, and everything else that could be wrongly discharged that the final deposit will be in the sea !!!
jornal do brasil ,branca nunes ,cotonetes. Coleta de 8.000 cotonetes durante uma ressaca no Rio de Janeiro !!!! Do Leme ao Pontal. Em 1983 !!!! Até hoje esperando que as empresas escrevam na embalagem a maneira correta de descartar material, ou produzirem as hastes de plástico biodegradável !!!!