Condado do Havaí vai começar a proibir sacolas plásticas

© Shutterstock.com

© Shutterstock.com

HuffPost Green
Publicado: 31/12/2013 14:37 EST | Atualizado: 23/01/2014 08:17 EST
Traduzido por Natalie Andreoli, Global Garbage Brasil

Imagine um futuro onde infinitas esferas de plástico (originadas de sacolas plásticas) não são levadas pelo ralo da pia da cozinha, onde a ideia de um “suporte para guardar sacolas plásticas” é tão esquisita como um rack para CD e onde essa famosa cena no filme “Beleza Americana” motiva as crianças a perguntar aos seus pais sobre como era no tempo em que havia poluição por sacolas plásticas.

Para o Havaí, tal futuro está muito próximo. Todos os quatro condados povoados no Havaí aprovaram uma lei que proíbe sacolas plásticas nos caixas, tornando-se o primeiro estado do país a aprovar tal proibição. (Há um quinto condado no Havaí, chamado de Kalawao, mas é muito remoto e pouco povoado.) Na Big Island (“Ilha Grande”), onde, no último ano, os consumidores pagaram por sacolas plásticas no momento de finalizarem suas compras, a proibição começa oficialmente em 17 de janeiro de 2014 em supermercados, restaurantes e varejistas.

Os consumidores podem optar por sacos de papel ou trazer suas próprias sacolas reutilizáveis. As sacolas plásticas ainda estarão disponíveis para os itens a granel, como nozes, peixe, carne, grãos e produtos frescos.

As ilhas de Kauai e Maui já aplicam essa proibição e a ilha mais povoada, Oahu, está prevista para se juntar a elas em julho de 2015.

“Sendo um estado marinho, talvez, estamos expostos mais diretamente aos impactos da poluição por plástico e os danos que eles causam ao nosso meio ambiente“, disse Robert Harris, diretor da Sierra Club Hawaii Chapter, em 2012. “As pessoas no Havaí estão mais propensas a ficarem dentro d’água ou ao ar livre e verem as ervas daninhas dos tempos modernos – as sacolas plásticas – no meio ambiente.”

De acordo com a Surfrider Foundation (“Fundação dos Surfistas”), o sucesso desta ação no Havaí surgiu de seus movimentos locais, de base. A proibição em todo o estado, segundo eles, “não foi feita pelo legislativo estadual, mas sim pelos quatro Conselhos dos Condados.”

A Fundação também observa que a proibição de sacolas plásticas é apenas o primeiro passo: se o estado decretasse uma taxa para sacos de papel, isto reduziria ainda mais o uso de produtos descartáveis.

CORREÇÃO: Uma versão anterior deste artigo havia subestimado o número de condados no estado do Havaí.

Nota do Tradutor: Condado é uma divisão territorial existente na Inglaterra e nos EUA.

saiba mais
County of Hawai‘i Plastic Bag Reduction Ordinance

© County of Hawai‘i Department of Environmental Management

© County of Hawai‘i Department of Environmental Management

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *