Veranistas aprovam serviços públicos no Litoral durante a temporada

por Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná
Publicado em 27/02/2014 10:10

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Limpeza Praia de Guaratuba 05.01.12. Foto Chuniti Kawamura/AENoticia.

Limpeza Praia de Guaratuba 05.01.12. Foto Chuniti Kawamura/AENoticia.

Uma pesquisa de opinião pública divulgada nesta semana pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no Litoral registram altos índices de satisfação e aprovação dos veranistas. De acordo com o levantamento, em média, 74% dos entrevistados avaliaram como “ótimo” ou “bom” os serviços de segurança, iluminação, limpeza e saneamento oferecidos durante a temporada de verão.

A pesquisa ouviu 455 veranistas maiores de 16 anos, nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, entre 24 e 26 de janeiro. “São áreas que, junto com saúde, foram tratadas como prioridade do governo para temporada”, disse o governador Beto Richa.

Para 53% dos entrevistados que frequentaram as praias do Paraná neste verão (2013/14), os serviços prestados nesta temporada foram melhores do que na temporada anterior (2012/13). As duas áreas melhor avaliadas foram coleta de lixo e segurança pública. O levantamento aponta que, em média, 77,3% dos entrevistados consideram as ações de segurança pública “boas” ou “ótimas” e 75,3% avaliaram positivamente os serviços de limpeza pública executados pelo Estado no Litoral.

SEGURANÇA – No início da temporada o governo estadual enviou ao Litoral um efetivo da Polícia Militar de 1.923 policiais e 966 bombeiros. O trabalho de policiamento foi aprovado por 76% dos veranistas. A Polícia Civil também ampliou o trabalho nas delegacias para auxiliar na guarda de presos e nas investigações, principalmente do tráfico de drogas, e coibir o porte de armas.

O controle da poluição sonora recebeu avaliação positiva de 75,8%.

A segurança de banhistas também aumentou nesta temporada. Trinta novos postos de guarda-vidas foram construídos em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, além de outros três na Ilha do Mel. Os novos postos têm dois metros de altura, o que aumenta a visibilidade dos bombeiros, que pode alcançar raio de quatro quilômetros. Já o serviço dos bombeiros é “ótimo” e “bom” para 86% dos participantes.

Limpeza Praia de Guaratuba 05.01.12. Foto Chuniti Kawamura/AENoticia.

Limpeza Praia de Guaratuba 05.01.12. Foto Chuniti Kawamura/AENoticia.

LIMPEZA – Na limpeza pública, o Estado assumiu a responsabilidade pela coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos, varrição de ruas e limpeza das praias. Para isso, foram contratadas 550 pessoas e 50 caminhões compactadores, caçambas e baús para a coleta convencional de lixo comum e reciclável dos sete municípios do Litoral. Seis máquinas saneadoras são usadas para limpar a areia de Guarapuava, Matinhos e Pontal do Paraná. Os equipamentos peneiram a areia e recolhem os resíduos.

O serviço de coleta foi aprovado por 76% do entrevistados; a limpeza da areia das praias por 81,9% e das ruas e calçadas por 68,1% dos veranistas. Apenas 7% consideraram “ruim” ou “péssima” a limpeza. Para 71,5%, nesta temporada houve melhoras no trabalho de limpeza das praias com relação à temporada passada.

SAÚDE – Com a expectativa de que dois milhões de pessoas passassem a temporada no Litoral, o governo estadual investiu em diversas ações para garantir atendimento médico/hospitalar adequado aos veranistas. Para isso, ampliou o número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem nas unidades de saúde dos sete municípios. Foram contratados 6,4 mil plantões médicos e de enfermagem e mais de 77 mil horas de trabalho – o dobro da temporada passada. Também foi instalado o Centro de Recuperação de Afogados, no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos. A unidade é especializada em atender acidentes aquáticos, como afogamentos, acidentes com águas-vivas e outros animais marinhos.

OUTROS SERVIÇOS – A Copel está investindo mais de R$ 55 milhões para ampliar e automatizar a rede elétrica dos sete municípios do Litoral, garantindo a continuidade do fornecimento de energia e o rápido restabelecimento, em caso de emergência. A iluminação pública nos balneários foi aprovada por 67% da população.

A Copel Telecom ofereceu internet sem fio e gratuita durante a temporada. O serviço foi disponibilizado nas áreas de orla de Guaratuba, Matinhos, Caiobá, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá, Riviera, Pontal do Sul e Ilha do Mel.

Na área de saneamento básico, o investimento é de R$ 250 milhões em obras de Matinhos a Ponta do Paraná. O serviço de água encanada foi aprovado por 78% e o serviço de esgoto por 57%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *