Workshop Internacional sobre Destino e Impacto de Microplásticos nos Ecossistemas Marinhos

Foto oficial dos participantes do workshop, em Plouzané, França. © MICRO

Foto oficial dos participantes do workshop, em Plouzané, França. © MICRO

por Heidi Acampora, da Associação Brasileira do Lixo Marinho

Entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2014, aconteceu o Workshop Internacional sobre Destino e Impacto de Microplásticos nos Ecossistemas Marinhos (International Workshop on Fate and Impacts of Microplastics in Marine Ecosystems), em Plouzané, França.

A conferência contou com mais de 30 apresentações orais, que se dividiram em temas relacionados à ocorrência dos microplásticos no ambiente marinho, os impactos das partículas na fauna marinha e microplásticos como vetores de contaminantes químicos e biológicos.

Além das apresentações orais, mais de 60 pôsteres foram difundidos em conversas informais, regadas a vinho francês.

Em seu último dia, o workshop contou com a participação de jovens estudantes de ensino médio e mestrado, que divulgaram suas impressões e trabalhos de conscientização sobre a poluição marinha por microplásticos.

O público geral da conferência foi bem diversificado, com participantes dos mais variados países, como Coreia, Irlanda, Bélgica, Suécia, Holanda, Inglaterra, Noruega, Dinamarca e até mesmo o Brasil. Unidos com o propósito de entender melhor os efeitos e impactos da poluição por materiais plásticos, autores de importantes publicações, como François Galgani, apresentaram seus mais recentes trabalhos, assim como fundadores de ONGs (como o 5 Gyres Institute e a Surfrider Foundation Europe) e estudantes de doutorado de diversas e renomadas universidades.

Muito se questionou sobre a translocação de microplásticos, uma vez ingeridos e também sobre a padronização dos métodos de coleta e análise. A principal mensagem do workshop foi reconhecer os microplásticos como poluentes de grande importância e que, apesar de seu tamanho, podem causar grandes impactos.

Clique aqui para ler o Livro de Resumos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *