por Heidi Acampora, da ABLM – Associação Brasileira do Lixo Marinho
26 de outubro de 2014
Enquanto em Tromso, depois de retornar do cruzeiro ao Ártico, eu tive o prazer de conhecer Bo Eide. Bo é um engenheiro florestal, que tomou grande interesse no assunto do lixo marinho há algum tempo atrás. Por iniciativa própria, ele começou a chamar atenção para o problema do lixo marinho na Noruega, organizando limpezas de praia. Apesar da Noruega ser um país relativamente limpo e existirem multas e leis que regulam o lixo nas ruas e arredores, o desenho costal da Noruega tende a reter quantidades impressionantes de lixo.
Bo depende de voluntários para ajudar com as campanhas de limpeza de praia e também de fundos para descartar o lixo coletado. Em alguns países europeus, não é possível chegar a um depósito de lixo com uma enorme quantidade de lixo sem pagar taxas para o descarte do mesmo. Bo explicou para mim que todos os fundos arrecadados para fazer a limpeza vão na verdade para o pagamento ao depósito de lixo. Mais uma vez, na minha humilde opinião, se alguém esta limpando um patrimônio nacional sem ganhar nada para isso, e ainda, limpando um lixo que não é seu, deveria haver algum esquema de apoio para tal.
Outra forma que Bo encontrou para conscientizar as pessoas sobre o assunto do lixo marinho na Noruega foi através de um vídeo que ele e seus colegas fizeram. O vídeo foca no lixo marinho em praias da Noruega, e convida o cidadão comum não somente a se importar com o seu próprio lixo, mas também poupar uma tarde para voluntariar e ajudar com a campanha na praia. O filme foi nomeado para o Panda Award, que é como o Oscar dos filmes ambientais :) Bem impressionante, né? Eu gostaria de registrar aqui o meu respeito ao Bo por seu trabalho brilhante e por levantar a bandeira do lixo marinho na Noruega.
Acima você pode encontrar o vídeo e abaixo também algumas fotos impressionantes, bem como deprimentes, das campanhas de limpeza nas praias em Tromso e ao redor.