IMA abre procedimento para apurar descarte irregular após festa na orla

Centenas de garrafas de vidro e copos descartáveis foram jogados nas areias da Pajuçara

Lixo tomava conta das areias da Pajuçara na manhã deste domingo (Fotos: Bárbara Guimarães)

Lixo tomava conta das areias da Pajuçara na manhã deste domingo (Fotos: Bárbara Guimarães)

por Jonathas Maresia, da Gazetaweb.com
01/12/2014 15h52

Após denúncias de descarte irregular de lixo no evento náutico realizado no último sábado (29), na praia de Pajuçara, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) abriu procedimento para verificar se houve quebra nas condicionantes estabelecidas para realização do Lopana Boat Fest. O relatório do IMA será remetido ao Ministério Público Federal (MPF) nesta terça-feira (2), que pode adotar alguma postura contra os responsáveis do evento.

De acordo com a assessoria de imprensa do IMA, os técnicos verificaram no domingo – um dia após a realização da festa – que as areias da praia ainda estavam tomadas pelo lixo. Muitos banhistas tiveram que driblar as centenas de garrafas e copos descartáveis para aproveitar o domingo de sol na praia de Pajuçara. Os organizadores do evento estimam que mais de 30 mil pessoas participaram do evento, que é considerado um dos maiores da categoria no País.

Diante da constatação, informou a assessoria, os técnicos notificaram verbalmente o dono da barraca que realizou o evento, o qual se comprometeu a retirar todo o material até esta segunda-feira (1). Ainda segundo a assessoria, os profissionais do IMA verificaram hoje que todo o lixo descartado irregularmente havia sido retirado.

Por sua vez, o Ministério Público Federal de Alagoas (MPF/AL) relatou que aguarda o relatório do IMA para adotar as medidas necessárias que o caso requer. O descarte do lixo nas areais gerou revolta de frequentadores, internautas e moradores, que cobraram uma resposta das autoridades para o caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *